Os produtos eletrônicos estão muito presentes dentro de nosso cotidiano e desempenham um papel fundamental para a condução de nossas vidas.
A importação de produtos, possibilitou que esses dispositivos cheguem para todos, em diferentes lugares do mundo, além de garantir a entrega das mais modernas tecnologias.
Venha com a Genco e saiba mais sobre todos os detalhes da importação desses produtos.
Porque importar produtos eletrônicos
O segmento dos eletrônicos abrangem uma grande variedade de produtos, como celulares, notebooks, acessórios audiovisuais, componentes eletrônicos, entre outros.
Em alguns países, a tecnologia local não consegue atender as demandas nacionais, e assim, a importação entra em cena como uma peça essencial. Ela permite acesso a um mercado de produtos exclusivos e extensos, com preço, qualidade e variedade. É um segmento extremamente benéfico, já que sempre está em constante crescimento.
Tipos de eletrônicos
• Eletrônicos digitais: Conhecidos pela tecnologia de ponta. Possuem telas coloridas e em 3D;
• Eletrônicos analógicos: São comercializados em forma de circuitos, reguladores, sensores, entre outros.
• Eletrônicos ópticos: Relacionados a dispositivos que emitem ou detectam luzes, como por exemplo a fibra óptica.
• Eletrônicos para consumidor final: No mercado é o produto mais buscado na hora de importar. A lista é extensa e englobam a maior parte dos eletrônicos completos
Como funciona a importação
A maioria dos produtos eletrônicos exige a anuência do INMETRO, e devem estar conforme as regulamentações técnicas para serem aprovados.
Em relação aos impostos federais, a cobrança segue o mesmo padrão de qualquer outra carga, porém, pode-se esperar os seguintes tributos:
- Imposto de importação
- IPI
- PIS/PASEP
- COFINS
Além da negociação com o exportador e contratação de transporte internacional, os procedimentos aduaneiros são extremamente importantes para o sucesso da operação de importação.
Produtos com baterias, como notebooks e celulares, requerem cuidados especiais no transporte e armazenamento, devido à classificação como produtos perigosos.
Para esses itens, são necessários documentos como o MSDS e a Shipper Declaration para garantir segurança no manuseio e transporte.
Atenção redobrada com os produtos
Além de atender aos rigorosos requisitos administrativos da Receita Federal e outros órgãos reguladores, a importação de produtos eletrônicos demanda uma atenção especial na logística, desde a origem até o destino.
A fragilidade e o alto valor agregado desses produtos exigem cuidados específicos para garantir sua integridade e segurança durante todo o processo.
• Transporte: A escolha do modal de transporte ideal depende de diversos fatores, como o tipo de produto, o prazo de entrega, o custo e a distância percorrida.
• Embalagem: A embalagem é um dos elementos mais importantes para a proteção dos produtos eletrônicos durante o transporte. A utilização de materiais de alta qualidade, como plástico bolha, isopor e embalagens de madeira, é essencial para amortecer impactos e evitar danos.
• Armazenagem: As instalações devem oferecer condições controladas de temperatura e umidade, sistemas de segurança contra incêndios e furtos, e estar equipadas para manusear cargas frágeis.
• Seguro de carga: A contratação de um seguro de carga é altamente recomendada para proteger o seu investimento. Em caso de perda, roubo ou danos durante o transporte, o seguro garante a indenização por parte da seguradora.
Conte com a Genco no seu processo de importação!
A Genco cuida de cada detalhe do seu processo internacional, evitando dores de cabeça futuras. Nosso suporte personalizado garante a melhor qualidade e segurança para a sua importação
Fale conosco e saiba mais sobre nossos serviços!