O comércio entre Brasil e Estados Unidos envolve uma ampla gama de produtos, sendo o petróleo, os produtos de ferro e aço e o café os três itens mais exportados pelo Brasil para o mercado norte-americano. No entanto, para proteger a indústria nacional, o Brasil impõe tarifas de importação sobre diversas categorias de produtos, com exceção de quatro delas, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).
Tarifas aplicadas pelo Brasil
O objetivo dessas tarifas é desencorajar a importação de itens estratégicos para a cadeia produtiva brasileira, fortalecendo a produção interna. Confira algumas das principais tarifas aplicadas:
• Carnes desossadas de bovino, congeladas – 10,8%
• Café não torrado, não descafeinado, em grão – 9%
• Produtos semimanufaturados de ferro ou aço não ligado (com menos de 0,25% de carbono) – 7,2%
• Produtos semimanufaturados de outras ligas de aço – 7,2%
• Pastas químicas de madeira (à soda ou ao sulfato, exceto para dissolução, semibranqueadas ou branqueadas, de não coníferas) – 3,6%
• Ferro fundido bruto não ligado (com 0,5% ou menos de fósforo) – 3,6%
Possíveis Tarifas Recíprocas dos EUA
O governo dos Estados Unidos anunciou a possibilidade de implementação de tarifas recíprocas sobre os parceiros comerciais do país. Caso essa medida seja adotada, os produtos brasileiros que atualmente são tarifados ao entrar no Brasil poderão ser taxados também ao entrarem nos EUA.
Além disso, foi mencionado que o etanol brasileiro pode ser incluído na revisão das tarifas. Essa possível mudança pode impactar diretamente a relação comercial entre os dois países, influenciando exportadores e importadores.
O Que Esperar para o Futuro?
As relações comerciais entre Brasil e EUA seguem dinâmicas e sujeitas a mudanças de acordo com as políticas governamentais de ambos os lados. Acompanhar esses desdobramentos será essencial para entender o impacto nas exportações e importações entre as duas nações.
Evite erros na hora de importar!
Ter uma assessoria especializada em importação pode te poupar de muitos riscos futuros. Veja só o que a Genco Import & Export pode fazer por você:
- Sourcing do seu produto para encontrar o melhor valor para o seu produto.
- Fazer uma simulação de todos os custos antes de você entrar nessa jornada.
- Negociar valores com fornecedores, agentes de carga e despachantes.
- Unificar todos os documentos. Menos dor de cabeça para você!
- Fechar câmbio para seu processo.
- Fazer inspeções e emitir relatórios completos para seu acompanhamento.
E muito mais!
Conte com a Genco para ter a melhor assessoria para sua importação.
Fale conosco e saiba mais sobre nossos serviços!