Quer dominar o mundo do comércio exterior? Comece por aqui! Neste glossário, você encontrará os termos chave que vão te ajudar a navegar nesse universo complexo.
Entender essa linguagem específica é essencial para tomar decisões mais assertivas e evitar imprevistos nas suas operações de importação e exportação.
Confira abaixo a segunda parte de nosso glossário.
Letra F
Fatura Comercial – Documento que espelha a operação de compra e venda entre o importador e o exportador.
FCL (Full Conainer Load) – Significa que o contêiner está totalmente carregado.
Free time – Período durante o qual o importador pode utilizar o contêiner sem ter de pagar a demurrage, varia de 5 a 30 dias.
Letra I
Incoterms (Internacional Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio) – Servem para definir, dentro da estrutura de um contrato de compra e venda internacional, os direitos e obrigações recíprocos do exportador e do importador.
Indicação Geográfica – Produtos ou serviços que tenham origem geográfica específica. Seu registro reconhece reputação, qualidades e características que estão vinculadas ao local.
II (Imposto de Importação) – Tributo sobre a importação de produtos estrangeiros.
ICC (International Chamber of Commerce) – Câmara Internacional de Comércio.
Letra L
LPCO – Licenças, permissões, certificados e outros documentos.
LCL (Less than container load) – Significa que o container não está totalmente completo. Portanto, existe carga solta.
LI (Licença de Importação) – Documento, gerado no Siscomex, para solicitar uma prévia de autorização de importações para o território aduaneiro.
Licenciamento de Importação – Consiste em um documento emitido pelo governo. Ele permite que o embarcador exporte determinada quantidade de um produto a um país de destino. Deve contar com exigência legal.
Letra M
Modal – É uma palavra que designa os diferentes tipos de transporte possíveis no comércio exterior. O modal pode ser rodoviário, ferroviário, dutoviário, hidroviário, aeroviário ou marítimo.
Medidas Antidumping – Quando produtos estrangeiros são vendidos abaixo do preço de custo em um determinado mercado, prejudicando a indústria local, podem ser aplicados direitos antidumping para proteger a produção nacional.
Medidas Compensatórias – Medidas compensatórias são aplicadas a produtos estrangeiros que receberam subsídios do governo de origem, com o objetivo de neutralizar o efeito desses subsídios no mercado nacional e proteger a indústria local.
Mercosul – Integração econômica e comercial entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Letra N
NCM (Nomenclatura Normal do Mercosul) – Utilizada pelos países membros do Mercosul no comércio internacional para classificação e identificação de mercadorias.
Nomenclatura de Mercadorias – “Linguagem” criada para a identificação de mercadorias no comércio internacional.
Notify – Notificação sobre o embarque.
Evite erros na hora de importar!
Ter uma assessoria especializada em importação pode te poupar de muitos riscos futuros. Veja só o que a Genco Import & Export pode fazer por você:
- Sourcing do seu produto para encontrar o melhor valor para o seu produto.
- Fazer uma simulação de todos os custos antes de você entrar nessa jornada.
- Negociar valores com fornecedores, agentes de carga e despachantes.
- Unificar todos os documentos. Menos dor de cabeça para você!
- Fechar câmbio para seu processo.
- Fazer inspeções e emitir relatórios completos para seu acompanhamento.
E muito mais!
Conte com a Genco para ter a melhor assessoria para sua importação.
Fale conosco e saiba mais sobre nossos serviços!