Quer dominar o mundo do comércio exterior? Comece por aqui! Neste glossário, você encontrará os termos chave que vão te ajudar a navegar nesse universo complexo.
Entender essa linguagem específica é essencial para tomar decisões mais assertivas e evitar imprevistos nas suas operações de importação e exportação.
Confira abaixo a primeira parte de nosso glossário.
Letra A
ACC – Financiamento na fase de produção ou pré-embarque.
ACE – Adiantamento dos cambiais entregues, feito na fase de comercialização pós-embarques.
ALADI – Associação Latino-Americana de integração.
ATA Carnet – “Passaporte de mercadorias”. Documento aduaneiro internacional, que possibilita importar bens temporariamente sem a incidência de impostos.
Ad Valorem – percentual cobrado sobre o valor FOB da mercadoria, normalmente complementar ao frete básico para cobrir os custos de seguro de carga, avarias e acidentes.
AFRMM (Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante) – Trata-se de uma taxa que incide sobre o valor do frete precificando pelas empresas nacionais.
Agenciamento de Carga – serviço que otimiza processos logísticos, principalmente no transporte internacional de cargas, simplificando os processos de distribuição, transporte e controle de estoque e gestão da burocracia.
Antidumping – Medida aplicada a fim de prevenir situações de Dumping (que é a prática de exportar um produto a preço inferior ao praticado no mercado interno do país exportador).
Armador – Empresa proprietária. Sócia ou afretadora do navio que por sua conta e risco, equipa, mantém e explora comercialmente o navio mercantil.
AWB (Air Waybill / Conhecimento de Embarque Aéreo) – Emitido por uma companhia aérea ou por um agente de cargas internacional para transporte de mercadorias e uma prova do contrato de transporte, em suma, é um documento de titularidade das mercadorias.
Letra B
Balança Comercial – Demonstração dos valores das exportações e importações de um país.
Barreira Comercial – Pode ser entendida como qualquer lei, regulamento, política, medida ou prática governamental que imponha restrições ao comércio exterior.
Booking – Reserva para garantir o espaço dentro do armador de acordo com a mercadoria em uma data específica.
Break Bulk – Significa carga geral ou carga de projetos. É uma forma de transporte utilizada para movimentar cargas com mercadorias de grandes dimensões. As operações de Break Bulk devem ser planejadas com antecedência e precisam de um acompanhamento especial.
Bulk Cargo – Carga a granel, ou seja, transportada sem embalagem em determinado espaço de uma embarcação.
Bulk Carrier – Navio graneleiro, ou seja, próprio para o transporte de cargas a granel.
Letra C
Câmaras de Comércio – Sociedades civis, sem fim lucrativo, constituídas com o oval oficial do país que representam.
Carta de Crédito – Modalidade de pagamento que oferecem maiores garantias, tanto para o exportador quanto para o importador.
Certificações – Atestar publicamente, por escrito, que determinado produto, processo ou serviço está em conformidade com os determinados.
Classificação de Mercadorias – Determina uma correlação entre mercadorias e uma nomenclatura especificada.
Comercial Exportadora – Empresa que adquire mercadorias de terceiros e exporta em nome próprio.
Commercial Invoice (Fatura Commercial / Invoice) – é o documento principal em qualquer transação internacional, detalhando a compra e venda entre importador e exportador. É essencial para o desembaraço aduaneiro.
CI (Comprovante de Importação) – Documento emitido pelo SISCOMEX em que informar o desembaraço da mercadoria e permite ao importador retirar a mercadoria do recinto alfandegado.
Comércio Eletrônico – Realização de negócios de compra e venda de bens e serviços com a utilização da internet.
Contêiner – Recipiente que tem a finalidade de possibilitar o transporte de mercadorias variadas.
Corrente de Comércio – Soma das exportações e importações.
CBM (Cubagem) – é uma grandeza que relaciona a massa e o volume das cargas, com o objetivo de otimizar o transporte. Fundamental para decidir qual o melhor transporte a ser utilizado de acordo com a mercadoria.
Letra D
Drawback – O regime Drawback é um estímulo as exportações com o objetivo de proporcionar melhores condições de competitividade do produto brasileiro no exterior.
Dumping – Quando uma empresa exporta para o Brasil um produto a preço inferior àquele que pratica para o produto similar nas vendas para o seu mercado interno.
DI (Declaração de Importação) – Documento que registra os dados do processo de importação de mercadorias. Ela contém informações como dados do fabricante, importador, classificação fiscal da mercadoria e valores de impostos.
Deadline – Prazo limite que a operação ou embarque deve acontecer.
DTI (Declaração de Transbordo) – Utilizada somente para carga procedente do exterior e a ele destinada, com transbordo ou baldeação entre veículos em viagem internacional.
DUIMP (Declaração Única de Importação) – Documento eletrônico que centraliza todas as informações e os dados do processo relacionados à importação de mercadorias.
Letra E
Exportação – Consiste na saída temporária ou definitiva em território nacional de bens ou serviços originários ou procedentes do país.
Exportação Temporária – Saída do país de mercadoria nacional ou nacionalizada, condicionando à reimportação em prazo determinado, no mesmo estado ou após submetida a processo de conserto, reparo ou restauração.
EADI – Terminal alfandegário de uso público, situado num porto seco, em zona secundária, geralmente sem proximidade com o mar.
ETA (Estimated Time of Arrival) – Data estimada ou prevista da saída do navio no porto.
Ex-tarifário – Redução temporária da alíquota do imposto de importação de bens de capital (BK), de informática e telecomunicação (BIT).
Evite erros na hora de importar!
Ter uma assessoria especializada em importação pode te poupar de muitos riscos futuros. Veja só o que a Genco Import & Export pode fazer por você:
- Sourcing do seu produto para encontrar o melhor valor para o seu produto.
- Fazer uma simulação de todos os custos antes de você entrar nessa jornada.
- Negociar valores com fornecedores, agentes de carga e despachantes.
- Unificar todos os documentos. Menos dor de cabeça para você!
- Fechar câmbio para seu processo.
- Fazer inspeções e emitir relatórios completos para seu acompanhamento.
E muito mais!
Conte com a Genco para ter a melhor assessoria para sua importação.
Fale conosco e saiba mais sobre nossos serviços!